27/12/10

Estudos: seropositivos têm as mesmas expectativa de vida igual às pessoas que não vivem com o VIH e SIDA

Com tratamento antirretroviral e outros cuidados de saúde, os soropositivos podem ter uma expectativa de vida igual às pessoas que não têm o vírus da SIDA, demonstraram dois estudos apresentados na 17ª Conferência de Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), ocorrida em São Francisco, nos Estados Unidos.

Segundo o AidsMap - serviço de notícias que fez a cobertura oficial da CROI-, investigadores holandeses fizeram a monitoria de mais de 400 doentes recém diagnosticados com HIV, entre 1998 e 2008.

Para cada grupo de 150 doentes, observou-se apenas uma morte por ano, e utilizando este dado, os investigadores fizeram uma relação com a expectativa de vida mundial. Uma pessoa que for diagnosticada com HIV aos 25 anos, por exemplo, pode se esperar que ela viva mais 52 anos, ou seja, que morra com 77 anos.

25/12/10

USA: localizam ponto-chave que dá início a puberdade

Pesquisadores da University of Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, localizaram um local minúsculo no cérebro onde o hormônio leptina pode ajudar a desencadear o início da puberdade. Resultados em camundongos indicaram que um lugar dentro do hipotálamo chamado núcleo ventral pré-mamilar ou PMV, é o alvo onde o hormônio leptina dá início à puberdade nas fêmeas.

Os investigadores sabiam que a puberdade começa quando os indivíduos têm energia e gordura suficientes armazenadas para atender as demandas de reprodução, e que a leptina, um hormônio produzido pelas células de gordura, atua no cérebro para mediar este processo, mas a região precisa do cérebro, onde a leptina exerce esse efeito ainda não era conhecida.

25/11/10

ANASO organiza Marcha de solidariedade para com as vítimas do VIH e SIDA

Uma marcha de solidariedade para com as vítimas da Sida vai marcar este sábado as comemorações de 1 de Dezembro, dia mundial da luta contra a doença. Numa organização da rede angolana ANASO, que congrega as instituições que lutam contra a doença, a marcha vai exigir dos poderes públicos o acesso universal aos medicamentos e o respeito pelos direitos humanos. A marcha vai concentrar-se nos progressos alcançados no domínio do direito à vida, direito à saúde, direito à educação e as liberdades individuais.

22/11/10

Marcha sobre o Assédio, Abuso e Violência sobre a Mulher‏

Em alusão  ao dia 25 de Novembro - 
 “Dia Internacional da Luta contra a Violência sobre a Mulher”
Será realizado a Marcha sobre o Assédio, Abuso e Violência sobre a Mulher
Dia 27 de Novembro de 2010
Participe!
Local de concentração: Rua dos Comandos, com partida no Complexo Escolar do Cazenga e chegada ao Marco Histórico do Cazenga - Luanda
Hora:  7h30min
Contactos:
+244(912)66 22 23; +244(923)87 88 94; +244(923)41 58 32; rjpc08@yahoo.com.br

Realização:
RJPC - Redes de Organizações Juvenis para participação e Cidadania
Apoios:
Administração Municipal do Cazenga
APN - Ajuda Popular da Noruega

20/11/10

Papa Bento XVI diz que uso do preservativo pode ser justificado,


Segundo o Globo.com, o Papa cita como exemplo uma profissional do sexo que, ao usar o preservativo para se proteger, estaria dando "o primeiro passo para uma moralização".Mas , de acordo com o IG, Bento XVI diz que “este não é o verdadeiro caminho para vencer o HIV” e defende a “humanização da sexualidade”. O papa ainda alerta contra a “banalização da sexualidade”.

07/11/10

Testemunho de um Activista

“Na luta contra o VIH e SIDA não basta sensibilização” 

Hoje paro no tempo, assim como o tempo parou em mim, para analisar os seres humanos, seus passos e comportamentos, desde o nascimento até o ultimo batimento do coração. Durante a minha profunda análise, percebi que todos têm um princípio e um fim, ou seja, têm um passado, um presente e pretendem alcançar um futuro próximo e prospero. Mas, és a mais pura questão, alcançar um futuro próximo, como? Que passos/trajectórias percorrer para alcançar o que tanto se deseja?

Intrigante, disperso no pensamento me encontrava no meu matutino reflexivo, as vezes nos iludimos com miragens, esperando ser clarificados com a luz que està no fundo do tunel. Assim como muitos, também vivi e passei muitas experiencias ligadas a tematica do VIH e SIDA, mas tudo era uma mera realidade pensante se não mesmo imaginaria, agora mais do que nunca torna-se uma realidade factual, quase palpavel. Dizia a mim mesmo não, isto não existe, ao menos não acontece próximo de mim, não com os meus amigos, não com os meus familiares nem com os meus colegas. Insistia em dizer que não, não esta próximo de mim, assim como nunca estarà…

05/11/10

Mas de 180 mil Jovens vivem com VIH/SIDA em Angola


Estima-se que em Angola exista cerca de 180.035 de pessoas vivendo com VIH/SIDA, no grupo etário compreendido entre os 15 aos 49 anos de idade, segundo a Vice-ministra da Saúde, Evelise Fresta, durante abertura da IV Conferência sobre VIH/SIDA e os Direitos Humanos, organizado pela Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD), que decorre sob o lema “Pelos Direitos Humanos diga não ao Estigma e a Discriminação”. 


“Actualmente o país acompanha 64 mil 972 pessoas, das quais estão em tratamento com antiretrovirais 31 mil 758, portanto 48% dos pacientes em acompanhamento”, acrescentou a governante.

21/10/10

Està no ar o programa radiofico "Maos Dadas"

De "Maos Dadas" é o novo slogan da realidade informativa e de sensibilizaçao do municipio do cazenga, é um programa realizado pelo FOJASSIDA, com o apoio da Rádio Cazenga, do Projecto Fundo Global-Angola e da ONG Internacional Oxfam Novíb da Holanda. O programa retrata assuntos sobre saúde, na vertente do VIH e SIDA, voltado para todas as comunidades, em particular as do município do Cazenga.