A FOJASSIDA (Fórum Juvenil de apoio á saúde e Prevenção da Sida), é uma Organização Não-governamental angolana, oficialmente reconhecida pelas autoridades, através do Ministério da Justiça, conforme publicado no Diário da Republica III serie, nº 14, de 21 de Fevereiro de 2003.
É uma organização não-governamental de âmbito nacional, fundada aos 2 de Setembro de 2000, tendo como áreas de trabalho prioritárias o combate ao VIH, Direitos Humanos, sobretudo das Pessoas com VIH, Cidadania e Participação.
Da sua experiência de trabalho, evidenciam-se os estudos realizados com as comunidades com quem trabalha no sentido de obter a visão social sobre o VIH, bem como a I Conferência Municipal do Cazenga sobre VIH, com participação de 250 pessoas.
Neste momento a organização conta com um staff composto 10 pessoas, nomeadamente: 1 Secretário Executivo, 1 Administrador Financeiro, 1 Assistente de Finanças, 1 Logístico, 1 Coordenador de Programas, 1 Assistente de Programas, 1 Empregada de Serviços Gerais e 2 Seguranças.
Objectivo Social
O objectivo Social do FOJASSIDA tem duas vertentes de actuação:
1º Advocacia na perspectiva do exercício dos Direitos Humanos/Direitos das pessoas vivendo com VIH e SIDA.
2º Despertar nas famílias/comunidade a consciência da socialização com o próximo, mesmo na condição de pessoas vivendo com VIH e SIDA, e outros grupos marginalizados.
Linhas Orientadoras
MISSÃO
Promover a mitigação do impacto negativo do VIH e o exercício da cidadania.
VISÃO
Angola sem SIDA e sem exclusão social.
VALORES
(1) Solidariedade social.
(2) Respeito pela dignidade humana.
(3) Igualdade de oportunidades.