05/11/10

Mas de 180 mil Jovens vivem com VIH/SIDA em Angola


Estima-se que em Angola exista cerca de 180.035 de pessoas vivendo com VIH/SIDA, no grupo etário compreendido entre os 15 aos 49 anos de idade, segundo a Vice-ministra da Saúde, Evelise Fresta, durante abertura da IV Conferência sobre VIH/SIDA e os Direitos Humanos, organizado pela Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD), que decorre sob o lema “Pelos Direitos Humanos diga não ao Estigma e a Discriminação”. 


“Actualmente o país acompanha 64 mil 972 pessoas, das quais estão em tratamento com antiretrovirais 31 mil 758, portanto 48% dos pacientes em acompanhamento”, acrescentou a governante.
Da mesma temática fez referencia a coordenadora da Rede de Pessoas Vivendo com o VIH/SIDA, Malamba Joaquim, que na qual apontou as varias dificuldades encontradas na área em que trabalham sobretudo a problemática da discriminação contra as pessoas vivendo com o vírus do século que ainda prevalece em Angola de forma acentuada.
“Ainda existe muitas pessoas infectadas a nível do país que não têm acesso efectivo a assistência médica e medicamentosa, demonstrando que a expansão de acesso ao apoio integral para pessoas vivendo com o VIH/SIDA, incluindo o acesso a terapia ARV e apoio psicossocial ainda não é uma realidade”, explicou.

Fonte: Apostolado.

Nelson Rodrigues

2 comentários:

Anónimo disse...

Manos essa é uma tematica que temos que lutar todos para acabarmos de uma vez por todas com esse bichinho que dizima vida de muitos angolanos, sobretudo os jovens, estao a fzendo um bom trabalho e espero que continuem e Deus vos ajude e vos dé mais forças no trabalho que jà tem feito.

estamos juntos

Anónimo disse...

A juventude é a força motriz de qualquer sociedade e se essa se doença, significa q a sociedade tb fica doente, meus manos é hora de meter a mao na consciencia e nos protejermos cada vez mais, basta um simples momento para estragarmos uma vida, vamos ser serios e lutarmos com isso de fornma cosciente... tudo depende de nos jovens....