10/07/11

Mais 13 anos de esperança média de vida para portadores do VIH, revela equipa de Robert Hogg

Os portadores do vírus da sida ganharam mais 13 anos de esperança média de vida na última década graças ao melhoramento dos antirretrovirais. Esta é a conclusão do estudo da equipa de Robert Hogg, do British Colombia Centre for Excellence in HIV/AIDS, em Vancouver, no Canadá, publicado hoje num número especial da revista científica "The Lancet" sobre a sida.

A investigação reuniu dados de países europeus, do Canadá e dos Estados Unidos e comparou a mortalidade e a esperança média de vida de pacientes com o HIV entre os anos 1996/99 e 2003/05.

O que está por trás das boas notícias foi o aperfeiçoamento dos antirretrovirais. Quando começaram a ser usadas combinações de medicamentos, em meados dos anos 90, envolviam a toma de três químicos, que impediam a replicação do vírus e dificultavam o desenvolvimento de resistência aos medicamentos.

04/03/11

Inglaterra: Terapia ressucita menina que ficou 25 minutos sem vida

Médicos do Rosie Hospital, na Inglaterra, utilizaram o tratamento de resfriamento neonatal para salvar a vida de uma menina britânica que permaneceu morta durante 25 minutos após nascer.
A placenta da mãe se rompeu durante o parto interrompendo o fornecimento de sangue e oxigênio para o cérebro da criança. A técnica impediu danos cerebrais permanentes no bebê. "Quando eu entrei em trabalho de parto, todos os monitores mostraram que estava tudo bem, ok, então eu senti a necessidade de empurrar. Dois empurrões e Ella nasceu e foi levada para longe, tudo o que eu lembro de ter visto era o sangue saindo do nariz dela", disse a mãe da menina, Raquel Claxton.

23/02/11

UERJ revela que uma boa alimentação durante a gravidez tem efeitos na saúde de filhos e netos

A importância de uma alimentação balanceada para o funcionamento saudável do organismo não é novidade. Mas, agora, pesquisa realizada no Centro Biomédico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) apresenta um dado que reforça a necessidade da boa nutrição: o estilo da alimentação durante a gravidez tem efeitos não só para a mãe, mas pode ser determinante para a qualidade da saúde dos filhos, durante a vida adulta, e continuar influenciando até mesmo a saúde dos netos. O trabalho, coordenado pelo professor e médico Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda no Laboratório de Morfometria, Metabolismo e Doença Cardiovascular da universidade, mostrou que, em roedores, uma dieta materna carente em proteínas durante a gestação prejudica a formação de determinados órgãos dos filhotes como o pâncreas tanto na primeira geração (filhos), como na geração seguinte (netos), levando ao desenvolvimento precoce de diabetes tipo 2.

15/02/11

Institut Cochin em França torna publica Candidata a vacina contra a SIDA testada em macacas

Uma nova candidata a vacina contra o vírus VIH, que causa a sida, e que tem por objectivo contrariar a transmissão do vírus por via sexual, foi testada com sucesso em fêmeas de macaco por investigadores franceses, segundo anunciou a própria equipa, citada pelo Diário de Notícias.

Os resultados considerados promissores foram publicados esta semana na revista científica Immunity, publicada nos EUA.

Filhos de mães infectadas com VIH mais susceptíveis de infecções, garantem estudiosos

Os filhos de mulheres infectadas com VIH/sida correm actualmente menos riscos de contaminação, mas parecem ser mais susceptíveis às infecções, mostra um estudo do Imperial College London, na Inglaterra, e da Stellenbosch University, na África do Sul.
O levantamento de dados de crianças que nasceram de mães infectadas com VIH/sida mostrou que estes bebés tinham níveis mais baixos de anticorpos contra uma variedade de infecções bacterianas (Hib, tosse convulsa e tétano).

08/02/11

Presidente da ANASO apela maior sensibilização na luta contra o VIH e SIDA.

A presidente da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso), Teresa Cohen, afirmou haver ainda muito trabalho a ser feito ao nível da educação das populações sobre os cuidados a ter para se prevenirem do Hiv/Sida. Teresa Cohen fez esta afirmação à imprensa, após um encontro entre os membros da Anaso e a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Maria Ribeiro.


“ A educação é fundamental na medida em que em algumas localidades do país as pessoas ainda não ouviram falar do Hiv/Sida. Logo é preciso que se estenda a informação desta doença de modo a se mudar de atitude”, asseverou.

28/01/11

Estudos: Nova terapia genética anti-HIV torna células T resistentes à infecção

Terapia genética desenvolvida por cientistas do Japão, da Coréia do Sul e dos EUA é considerada inovadora no alcance da imunização ao vírus da SIDA.

Uma estratégia inovadora da genética para tornar as células T (glóbulos brancos do sangue responsáveis pela imunidade) resistentes à infecção pelo vírus HIV, sem afetar seu crescimento e sua atividade normais, é descrita em um artigo publicado na revista Human Gene Therapy, disponível gratuitamente na internet.

Uma equipe de pesquisadores do Japão, da Coreia do Sul e dos EUA desenvolveu uma terapia genética em que um gene bacteriano chamado MazF é transferido para as células CD4+T. A proteína MazF é uma enzima que destrói transcrições do gene, impedindo a síntese proteica. O design desse método garante que a síntese da MazF seja provocada por infecção pelo HIV. Quando o vírus infecta os linfócitos T, a MazF é induzida, bloqueando a replicação do HIV e, essencialmente, tornando as células T resistentes.