O levantamento de dados de crianças que nasceram de mães infectadas com VIH/sida mostrou que estes bebés tinham níveis mais baixos de anticorpos contra uma variedade de infecções bacterianas (Hib, tosse convulsa e tétano).
25/02/11
23/02/11
UERJ revela que uma boa alimentação durante a gravidez tem efeitos na saúde de filhos e netos
A importância de uma alimentação balanceada para o funcionamento saudável do organismo não é novidade. Mas, agora, pesquisa realizada no Centro Biomédico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) apresenta um dado que reforça a necessidade da boa nutrição: o estilo da alimentação durante a gravidez tem efeitos não só para a mãe, mas pode ser determinante para a qualidade da saúde dos filhos, durante a vida adulta, e continuar influenciando até mesmo a saúde dos netos. O trabalho, coordenado pelo professor e médico Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda no Laboratório de Morfometria, Metabolismo e Doença Cardiovascular da universidade, mostrou que, em roedores, uma dieta materna carente em proteínas durante a gestação prejudica a formação de determinados órgãos dos filhotes como o pâncreas tanto na primeira geração (filhos), como na geração seguinte (netos), levando ao desenvolvimento precoce de diabetes tipo 2.
15/02/11
Institut Cochin em França torna publica Candidata a vacina contra a SIDA testada em macacas
Uma nova candidata a vacina contra o vírus VIH, que causa a sida, e que tem por objectivo contrariar a transmissão do vírus por via sexual, foi testada com sucesso em fêmeas de macaco por investigadores franceses, segundo anunciou a própria equipa, citada pelo Diário de Notícias.
Os resultados considerados promissores foram publicados esta semana na revista científica Immunity, publicada nos EUA.
Os resultados considerados promissores foram publicados esta semana na revista científica Immunity, publicada nos EUA.
08/02/11
Presidente da ANASO apela maior sensibilização na luta contra o VIH e SIDA.
A presidente da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso), Teresa Cohen, afirmou haver ainda muito trabalho a ser feito ao nível da educação das populações sobre os cuidados a ter para se prevenirem do Hiv/Sida. Teresa Cohen fez esta afirmação à imprensa, após um encontro entre os membros da Anaso e a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Maria Ribeiro.
“ A educação é fundamental na medida em que em algumas localidades do país as pessoas ainda não ouviram falar do Hiv/Sida. Logo é preciso que se estenda a informação desta doença de modo a se mudar de atitude”, asseverou.
Subscrever:
Mensagens (Atom)