07/11/10

Testemunho de um Activista

“Na luta contra o VIH e SIDA não basta sensibilização” 

Hoje paro no tempo, assim como o tempo parou em mim, para analisar os seres humanos, seus passos e comportamentos, desde o nascimento até o ultimo batimento do coração. Durante a minha profunda análise, percebi que todos têm um princípio e um fim, ou seja, têm um passado, um presente e pretendem alcançar um futuro próximo e prospero. Mas, és a mais pura questão, alcançar um futuro próximo, como? Que passos/trajectórias percorrer para alcançar o que tanto se deseja?

Intrigante, disperso no pensamento me encontrava no meu matutino reflexivo, as vezes nos iludimos com miragens, esperando ser clarificados com a luz que està no fundo do tunel. Assim como muitos, também vivi e passei muitas experiencias ligadas a tematica do VIH e SIDA, mas tudo era uma mera realidade pensante se não mesmo imaginaria, agora mais do que nunca torna-se uma realidade factual, quase palpavel. Dizia a mim mesmo não, isto não existe, ao menos não acontece próximo de mim, não com os meus amigos, não com os meus familiares nem com os meus colegas. Insistia em dizer que não, não esta próximo de mim, assim como nunca estarà…

Dia pois dia, fui me entregando aos conhecimentos, bebendo da experiencia dos companheiros de luta, e comecei a dar de cara com os factos reais. Entrei verdadeiramente na luta, pensando que já estava munido com todas as armas para enfrentar esta grande batalha, participei em formações, workshops, palestras, e encontros, namorei com livros em noites longas, fiz de tudo para estar preparado para o combate que assola e dizima milhares de pessoas em todo mundo. A minha preparação tomava conta de mim em cada passo marcado.

Ao decorrer do tempo, fui vendo e apalpando a realidade que apenas passava por simples pensamentos, pessoas a morrerem umas mais proximas que as outras, do outro lado da margem, uns se infectam num abrir e piscar de olhos. O meu grande  espanto, foi quando alguém muito próximo de mim morreu, logo os comentários no bairro tomavam conta do dia - dia dos vizinhos, porque Ele/a morreu de VIH e SIDA, diziam todos em alta e grossa voz. Será? Era a pergunta que me fazia do nascer ao pôr-do-sol, e sobretudo aos momentos de intenso debate com as minhas almofadas, que no momento eram as minhas conselheiras depois de uma jornada turbulenta…

Aos poucos fui conhecendo outras pessoas infectadas umas mais próximas de mim do que as outras, mas não conseguia me conter e nem acreditar nos factos, pensando que não poderia acontecer com as pessoas que amava e admirava muito. Mas a realidade me fez crer que o VIH e SIDA existe quer eu queira quer não, mas ele está ai, mesmo contra a nossa vontade, diariamente se multiplica cada vez com mais força com uma vontade de destruir a raça humana, sobretudo a juventude, sendo a faixa etaria sexualmente mais activa.

Hoje percebo que a luta contra o VIH/SIDA não passa simplesmente de uma mera preparação teórica, esta, exige muito mais do que isso, exige de nós uma entrega seria a causa, uma doaçao de mesmo, que està além da sensiblizaçao. Durante este meu processo vivencial, conheci pessoas, ouvi testemunhos e historias que levaram-me a encarnar-se de verdade nesta luta. Agora paro comigo mesmo em cada momento pensante e me consciencializar de que todos estamos sujeitos a contrair este vírus, ele não tem fronteiras não escolhe cara nem cor, sexo ou raça, não quer saber qual é o seu extracto social, todos somos sujeitos e objectos desta luta. Por isso cada um é um elemento importante nesta nesta grande batalha, unidos já mais seremos vencidos, como advem este poderoso lema: “Contra o VIH e SIDA, Actuamos Juntos”.

 Nelson Rodrigues

2 comentários:

Anónimo disse...

é isso... concordo plenamente contigo, lutar contra o vih e sida exige muito de nòs que nao seje simplesmente uma teoria, requer vive-la de coraçao, também ja tive ou vivi a mesma experiencia... ja nao ha duvidas a doença existe e temos que combate-la em tdos os sentidos.

obrigado

Anónimo disse...

mi nombre es israel ,yo estaba infectado de vih,pero grasias a dios,,ya estoy vih negativo,,si usted conose a alguien infectado de vih o sida,,lea mi testimonio,,y haga lo que mucha gente esta hasiendo,,si alguien le escribe para atras, le ban a comentar que son mentiras,,es gente que esta bendiendo la medecina,,mucha gente hipocrita,,usted puede comprar las pastillas donde usted viva,, si alguien le vende pastillas,,o medicamento,,valla al doctor y digale que le hagan un examen de sangre,,que le digan que tipo de medecina esta tomando,,los resultados seran pastillas para el dolor acetaminofen o ibuprofeno o otras,, busque en youtube carrascolascanoisrael@gmail.com 163 personas estan dando su testimonio en las iglesias,, luego buscame en https://plusgoogle.com/+carrascolascanoisrael562/posts cuando estes desimfectado be al templo de DIOS y dale las grasias,,,